terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Planejamento Anual de Educação Física - 1º e 2º E.M




Escola Dr. Jaime Monteiro
Gameleira - PE





Planejamento Anual de Educação Fisica
Ensino Médio









Professora: Márcia Oliveira da Silva




Planejamento do I Bimestre
1º Ano

EIXO TEMÁTICO: GINÁSTICA
OBJETIVOS:
  • Compreender os aspectos histórico-sociais da Ginástica;
  • Compreender os aspectos relacionados à boa postura;
  • Compreender a importância da prática de atividades físicas, como a Ginástica para manter-se saudável;
  • Produzir conceitos e caracterizar as atividades aeróbicas, buscando equilíbrio entre o consumo de oxigênio e o gasto  energético;
  • Identificar doenças causadas pelo sedentarismo e a má alimentação.

CONTEÚDOS:
  • Compreensão dos aspectos histórico-sociais da Ginástica;
  • Compreensão dos aspectos relacionados à boa postura;
  • Compreensão da importância da prática de atividades físicas, como a Ginástica para manter-se saudável;
  • Produção de conceitos e caracterização das atividades aeróbicas, buscando equilíbrio entre o consumo de oxigênio e o gasto  energético;
  • Identificação de doenças causadas pelo sedentarismo e a má alimentação.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
  • Aulas expositivas e explicativas sobre a origem e a prática dos jogos esportivos;
  • Discussões de conceitos relacionados;
  • Trabalhos escritos;
  • Pesquisas individuais;
  • Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.

PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
  • Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
  • Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
  • Avaliação individual escrita;
  • Avaliação das atividades prática.





Planejamento do II Bimestre
1º Ano

EIXO TEMÁTICO: DANÇA E LUTA
OBJETIVOS:
  • Compreender as origens das Danças de Salão;
  • Analisar as semelhanças e diferenças entre danças de salão nacionais como, Forró, Forró Estilizado, Salsa, Samba de Gafieira;
  • Compreender a origem histórica e evolução das danças, partindo da realidade cultural da região
  • Elaborar oficina sobre danças de salão.
  • Compreender a luta enquanto conhecimento da Cultura Corporal historicamente acumulada;
  • Compreender a luta relacionada à saúde, como elemento de exercitação, identificando-se perante as zonas de treinamento corporal.

CONTEÚDOS:
  • Compreensão das origens das Danças de Salão;
  • Análise das semelhanças e diferenças entre danças de salão nacionais como, Forró, Forró Estilizado, Salsa, Samba de Gafieira;
  • Compreensão da origem histórica e evolução das danças, partindo da realidade cultural da região
  • Elaboração de oficina sobre danças de salão;
  • Compreensão da luta enquanto conhecimento da Cultura Corporal historicamente acumulada;
  • Compreensão da luta relacionada à saúde, como elemento de exercitação, identificando-se perante as zonas de treinamento corporal.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
  • Aulas expositivas dialogadas
  • Discussões de conceitos relacionados ao cotidiano;
  • Realização de pesquisas sobre o tema
  • Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.

PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
  • Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
  • Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
  • Avaliação individual escrita;
  • Avaliação das atividades práticas.




Planejamento do III Bimestre
1º Ano
EIXO TEMÁTICO:  JOGO
OBJETIVOS:
  • Compreender o jogo esportivo enquanto conhecimento da Cultura Corporal, historicamente acumulado, evidenciando as regularidades subjacentes à prática e ao bom usufruto do tempo livre;
  • Compreender a importância dos jogos populares, de salão e esportivo, na contribuição para a qualidade da saúde, do lazer e do trabalho.

CONTEÚDOS:

  • Compreensão  do jogo esportivo enquanto conhecimento da Cultura Corporal, historicamente acumulado, evidenciando as regularidades subjacentes à prática e ao bom usufruto do tempo livre;
  • Compreensão  da importância dos jogos populares, de salão e esportivo, na contribuição para a qualidade da saúde, do lazer e do trabalho.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
  • Aulas expositivas e explicativas sobre a origem e a prática dos jogos esportivos;
  • Discussões de conceitos relacionados;
  • Trabalhos escritos;
  • Pesquisas individuais;
  • Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.

PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
  • Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
  • Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
  • Seminários;
  • Oficinas;
  • Jogos Esportivos;
  • Avaliação individual escrita;
  • Avaliação das atividades práticas.




Planejamento do IV Bimestre
1º Ano
EIXO TEMÁTICO: ESPORTE
OBJETIVOS:
  • Compreender a historicidade das diversas modalidades esportivas coletivas, suas origens e evoluções;
  • Ampliar o conhecimento técnico-tático dos esportes através de recursos áudio-visuais;
  • Refletir sobre a importância da interação e da vivência entre os gêneros masculino e feminino na prática das aulas de Educação Física;
  • Vivenciar o Voleibol em diferentes espaços, compreendendo suas regularidades, aprofundando sentido e significado de suas regras a partir da realidade daqueles que praticam.

CONTEÚDOS:
  • Compreensão da historicidade das diversas modalidades esportivas coletivas, suas origens e evoluções;
  • Ampliação do conhecimento técnico-tático dos esportes através de recursos áudio-visuais;
  • Reflexão sobre a importância da interação e da vivência entre os gêneros masculino e feminino na prática das aulas de Educação Física;
  • Vivência do Voleibol em diferentes espaços, compreendendo suas regularidades, aprofundando sentido e significado de suas regras a partir da realidade daqueles que praticam.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
  • Aulas expositivas e explicativas sobre a origem e a prática dos jogos esportivos;
  • Discussões de conceitos relacionados;
  • Realização de pesquisas escolares sobre jogos ;
  • Utilização de material áudio-visual;
  • Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.

PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
  • Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
  • Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
  • Avaliação individual escrita;
  • Avaliação das atividades práticas.




Planejamento do I Bimestre
2º Ano

EIXO TEMÁTICO: GINÁSTICA
OBJETIVOS:
  • Refletir sobre conceitos, valores, hábitos, atitudes que constituem a ginástica nas aulas de Educação Física Escolar e em outros espaços e tempo da prática corporal, particularizando o estudo da Ginástica Localizada confrontando a resistência orgânica geral com a resistência muscular localizada;
  • Reconhecer as regularidades subjacentes as modalidades: Artística, Rítmica, Acrobática, Aeróbica e Localizada.


CONTEÚDOS:
  • Reflexão sobre conceitos, valores, hábitos, atitudes que constituem a ginástica nas aulas de Educação Física Escolar e em outros espaços e tempo da prática corporal, particularizando o estudo da Ginástica Localizada confrontando a resistência orgânica geral com a resistência muscular localizada;
  • Reconhecimento das regularidades subjacentes as modalidades: Artística, Rítmica, Acrobática, Aeróbica e Localizada.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
  • Aulas expositivas e explicativas sobre a origem e a prática dos jogos esportivos;
  • Discussões de conceitos relacionados;
  • Trabalhos escritos;
  • Pesquisas individuais;
  • Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.

PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
  • Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
  • Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
  • Avaliação individual escrita;
  • Avaliação das atividades prática.



Planejamento do II Bimestre
2º Ano

EIXO TEMÁTICO: DANÇA E LUTA
OBJETIVOS:
  • Analisar as semelhanças e diferenças entre danças de salão internacionais como: Tango, Bolero, entre outras;
  • Compreender a origem histórica e evolução das danças em estudo, partindo da realidade cultural da região;
  • Elaborar textos sobre a historicidade das danças de salão.internacionais;
  • Distinguir Dança Popular de Dança Erudita;
  • Refletir sobre conceitos, valores, hábitos e atitudes que constituem a luta nas aulas de Educação Física escolar e em outros espaços e tipos da prática corporal, particularizando o estudo da luta, confrontando a resistência orgânica geral e a resistência muscular localizada;
  • Reconhecer as regularidades subjacentes às modalidades Capoeira, Judô, Karatê.

CONTEÚDOS:
  • Análise das semelhanças e diferenças entre danças de salão internacionais como: Tango, Bolero, entre outras;
  • Compreensão da origem histórica e evolução das danças em estudo, partindo da realidade cultural da região;
  • Elaboração de textos sobre a historicidade das danças de salão.internacionais;
  • Distinção entre Dança Popular de Dança Erudita;
  • Reflexão sobre conceitos, valores, hábitos e atitudes que constituem a luta nas aulas de Educação Física escolar e em outros espaços e tipos da prática corporal, particularizando o estudo da luta, confrontando a resistência orgânica geral e a resistência muscular localizada;
  • Reconhecimento das regularidades subjacentes às modalidades Capoeira, Judô, Karatê.


PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
  • Aulas expositivas dialogadas
  • Discussões de conceitos relacionados ao cotidiano;
  • Realização de pesquisas sobre o tema
  • Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.

PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
  • Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
  • Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
  • Avaliação individual escrita;
  • Avaliação das atividades práticas.

Planejamento do III Bimestre
2º Ano
EIXO TEMÁTICO:  JOGO
OBJETIVOS:
  • Refletir sobre conceitos, valores, hábitos, atitudes que constituem a prática dos jogos esportivos durante as aulas e em outros espaços e tempo da prática corporal;
  • Produzir textos escritos, visando à compreensão e explicação dos jogos de forma contextualizada;
  • Confrontar jogos diversos tanto de origem da cultura local como de outras culturas.

CONTEÚDOS:
  • Reflexão sobre conceitos, valores, hábitos, atitudes que constituem a prática dos jogos esportivos durante as aulas e em outros espaços e tempo da prática corporal;
  • Produção de textos escritos, visando à compreensão e explicação dos jogos de forma contextualizada;
  • Confronto de jogos diversos tanto de origem da cultura local como de outras culturas.


PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
  • Aulas expositivas e explicativas sobre a origem e a prática dos jogos esportivos;
  • Discussões de conceitos relacionados;
  • Trabalhos escritos;
  • Pesquisas individuais;
  • Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.

PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
  • Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
  • Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
  • Seminários;
  • Oficinas;
  • Jogos Esportivos;
  • Avaliação individual escrita;
  • Avaliação das atividades práticas.



Planejamento do IV Bimestre
2º Ano
EIXO TEMÁTICO: ESPORTE
OBJETIVOS:
  • Explicar as modalidades esportivas individuais, analisando de forma crítica a influência da mídia/marketing e as conseqüências do Dopping e da violência na sua relação com a sociedade;
  • Refletir sobre conceitos, valores, hábitos, atitudes saudáveis que constituem os esportes nas aulas de Educação Física escolar e, em outros espaços e tempo da prática corporal;
  • Identificar o tipo de modalidade esportiva individual benéfica para a prevenção e redução do nível de gordura corporal, bem como compreender a relação entre aptidão física e condicionamento físico.

CONTEÚDOS:
  • Explicação das modalidades esportivas individuais, analisando de forma crítica a influência da mídia/marketing e as conseqüências do Dopping e da violência na sua relação com a sociedade;
  • Reflexão sobre conceitos, valores, hábitos, atitudes saudáveis que constituem os esportes nas aulas de Educação Física escolar e, em outros espaços e tempo da prática corporal;
  • Identificação do tipo de modalidade esportiva individual benéfica para a prevenção e redução do nível de gordura corporal, bem como compreender a relação entre aptidão física e condicionamento físico.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
  • Aulas expositivas e explicativas sobre a origem e a prática dos jogos esportivos;
  • Discussões de conceitos relacionados;
  • Realização de pesquisas escolares sobre jogos ;
  • Utilização de material áudio-visual;
  • Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.

PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
  • Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
  • Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
  • Avaliação individual escrita;
  • Avaliação das atividades práticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário