Google+ Followers

sábado, 25 de maio de 2013

Planejamento LP 3º Ano Ensino Médio



Escola Dr. Jaime Monteiro
Planejamento de Língua Portuguesa
II BIMESTRE
ANO 3º “A”  – Ensino Médio

Eixo 1: Oralidade e Análise Linguística

A.    Expectativas de Aprendizagem:

1.1           Reconhecer os gêneros específicos da fala (debates, palestras, apresentações orais de trabalhos, seminários, avisos, entrevistas, mesas-redondas).
1.2           Observar as normas de funcionamento que regem a participação dos interlocutores de uma produção textual oral, respeitando os intervalos da fala e da escrita.
1.3           Registrar informações (tomar nota) a partir da escuta de textos orais (em roteiros previamente preparados ou não).
1.4           Reconhecer os efeitos de sentido em decorrência do uso de diferentes recursos coesivos na produção de textos orais.
1.5           Retextualizar texto oral para escrito, considerando a situação discursiva.
1.6           Retextualizar texto escrito para oral, considerando a situação discursiva.
1.7           Reconhecer os efeitos de sentido em decorrência do uso de diferentes recursos coesivos na produção de textos orais.
1.8           Planejar previamente o gênero oral considerando a situação discursiva.
1.9           Escolher a variedade linguística e o registro adequados à situação discursiva.
1.10         Elaborar planos de trabalho para produção oral, necessários ao momento da produção (perguntas de uma entrevista, roteiros de seminários, perguntas para uma palestra).
1.11         Relacionar a variedade linguística utilizada ao contexto.
1.12         Adequar expressões corporais e faciais a conteúdos de fala e/ou situações discursivas específicas.
1.13         Promover a articulação entre as partes do texto por meio de diferentes recursos coesivos, para assegurar a continuidade e a unidade semântica do texto oral.
1.14         Identificar os efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos lexicais e morfossintáticos na produção de textos orais (inversão na ordem dos termos, uso de certos diminutivos).

B.     Conteúdos

·         Entrevista Pessoal
·         Variedade Linguística e Adequação Vocabular
·         Recursos Coesivos

C.     Procedimentos Metodológicos
·            Aula explicativa e expositiva sobre as características do gênero entrevista, as variedades linguísticas, os recursos coesivos;
·            Assistir e participar de palestras, debates, seminários, apresentação de trabalhos analisando a intencionalidade comunicativa e a postura dos interlocutores;
·            Utilização de imagens, vídeos e textos veiculados na internet, relacionados aos conteúdos;
·            Discussão sobre “preconceito linguístico”, após assistir ao vídeo;
·            Atividades orais em dupla;
·            Planejamento, elaboração de perguntas e realização de  entrevista;
·            Simulação de entrevista de emprego.



Eixo 2: Leitura e Análise Linguística

A.    Expectativas de Aprendizagem:

1.1           Selecionar textos/suportes atendendo aos objetivos de leitura.
1.2           Identificar as especificidades do gênero de um texto: seu objetivo comunicativo (propósito), seus interlocutores previstos e suas condições de produção.
1.3           Identificar o gênero de um texto, considerando a situação discursiva.
1.4           Reconhecer as especificidades de suportes textuais (jornais, revistas, blogs, portais) que circulam em esferas sociais diversas.
1.5           Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros.
1.6           Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
1.7           Identificar elementos estruturais de textos – recursos lexicais, morfossintáticos, recursos que marcam variedades linguísticas – dentre outros elementos, tendo em vista os diferentes suportes textuais.
1.8           Identificar sinônimos, antônimos, relações de hiperonímia, hiponímia e outras relações semânticas.
1.9           Reconhecer a pontuação específica de cada discurso (uso de aspas, travessão, parênteses, dentre outros) e sua função no texto narrativo.
1.10         Identificar e analisar os diferentes tipos de conectores que estabelecem relações entre orações, períodos, parágrafos, promovendo a progressão do texto (pronomes, conjunção, advérbios, preposições e locuções).


B.     Conteúdos

·         Análise de História em Quadrinho, Texto de divulgação científica/Enciclopédico
·         Relações Semânticas.
·         Pontuação.
·         Regência Verbal e Nominal.

C.     Procedimentos Metodológicos
·       Propor à classe a leitura silenciosa do texto, e logo após, que se faça a leitura coletiva;
·       Discussão do texto, indagando o ponto de vista de cada aluno;
·       Análise do texto para identificação dos elementos pragmáticos e reconhecimento de estratégias textualizadoras;
·       Exibição de slides para expor os conteúdos;
·       Exercícios de interpretação de texto e de análise linguística.

Eixo 3: Letramento Literário

A.    Expectativas de Aprendizagem:

1.1           Identificar diferentes formas de representação de grupos objeto de discriminação, tais como o índio, a mulher, o negro, o imigrante, o homossexual, o idoso, o pobre, em contextos históricos e literários.
1.2           Reconhecer a importância de obras literárias nacionais para a formação da consciência e da  identidade do povo brasileiro.
1.3           Reconhecer a contribuição dos principais autores da história da literatura nacional.
1.4           Analisar formas de apropriação do texto literário em outras mídias: filmes, telenovelas, propagandas, artes plásticas, músicas.
1.5           Estabelecer relações entre o texto literário e o contexto social e político de sua produção.
1.6           Utilizar os conhecimentos sobre as estéticas literárias para refinar a compreensão dos textos.
1.7           Identificar elementos de representação do Brasil e dos brasileiros em obras da literatura nacional.
1.8           Reconhecer elementos de continuidade e ruptura na formação da literatura brasileira.
1.9           Reconhecer inovações temáticas e formais em textos e autores contemporâneos.


B.     Conteúdos

1.      As Vanguardas Europeias:
·         Futurismo, Cubismo, Dadaísmo, Expressionismo, Impressionismo e Surrealismo.
·         Contexto social e histórico: o estudo das diversas influências estéticas na literatura.

C.     Procedimentos Metodológicos
·       Exposição dialogada;
·       Leitura do livro didático;
  • Utilização do data show para exibição e explanação dos conteúdos;
  • Estudo e interpretação de textos poéticos e em prosa;
  • Leituras orientadas por elaboração de seminários;
  • Apresentação de trabalhos.

Eixo 4: Escrita e Análise Linguística

A.    Expectativas de Aprendizagem:

1.1           Produzir textos que circulam nas diferentes esferas da vida social, considerando os interlocutores, o gênero textual, o suporte e os objetivos comunicativos (listas, slogans, legendas, avisos, bilhetes, receitas, anotações em agendas, cartas, notícias, reportagens, relatos biográficos, instruções, textos ficcionais, gêneros digitais, dentre outros).
1.2           Usar recursos de construção do texto adequados à situação de interação, ao suporte no qual o texto circulará e ao destinatário previsto para o texto.
1.3           Usar recursos de construção do texto adequados à situação de interação, ao suporte no qual o texto circulará e ao destinatário previsto para o texto.
1.4           Produzir textos a partir da proposição de um tema.
1.5           Produzir efeitos de sentido desejados a textos de diferentes gêneros pelo uso de sinais de pontuação.
1.6           Construir parágrafos que apresentem unidades de sentido de acordo com as especificidades do gênero.
1.7           Articular na construção de textos de diferentes gêneros ideias centrais e secundárias.
1.8           Elaborar títulos adequados às especificidades do gênero.
1.9           Revisar e reescrever textos considerando critérios discursivos, linguísticos e gramaticais.
1.10         Elaborar textos considerando os seguintes critérios de coerência: unidade temática, relevância informativa, progressão, não contradição.
1.11         Realizar escolhas lexicais adequadas aos objetivos comunicativos de um texto, incluindo o emprego de figuras de linguagem.
1.12         Utilizar recursos gráficos (negrito, letras maiúsculas), ortográficos (erros propositais) ou morfossintáticos (neologismo) para conferir ao texto efeitos de sentido desejados pelo escritor.
1.13         Integrar recursos verbais e não verbais na produção de textos de diferentes gêneros.
1.14         Selecionar sinais de pontuação para estabelecer a coesão textual.
1.15         Utilizar as regras de ortografia e acentuação gráfica oficiais


B.     Conteúdos

·         Texto de Divulgação Científica
·         Pontuação
·         Ortografia Oficial
·         Regência Verbal e Nominal

C.     Procedimentos Metodológicos
·            Leituras de textos diversos, observando a estrutura do gênero;
·            Retextualização: produção escrita de textos a partir de outros textos tomados como base ou fonte, em dupla, em grupo e individual;
·            Produzir textos como: listas, slogans, legendas, avisos, bilhetes, receitas, anotações em agendas, cartas, notícias, reportagens, relatos biográficos, instruções, textos ficcionais, gêneros digitais, dentre outros,  que circulam nas diferentes esferas da vida social, considerando os interlocutores, o gênero textual, o suporte e os objetivos comunicativos;
·            Reelaboração (revisão/reescrita) do texto;
·            Reflexão sobre os textos produzidos.

D.    Procedimentos Avaliativos

·       A avaliação será contínua, coletiva e individual, observando o desenvolvimento das habilidades, do conhecimento crítico, da análise, como também interpretação coerente das atividades propostas ( exercícios no livro didático, exercícios diversificados no caderno ou em folha impressa, atividades em grupo, participação em seminários e discussões sobre os temas abordados). Será realizado ,no final da unidade, um simulado como o das avaliações externas.                                                                                                                                                    


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.