segunda-feira, 8 de abril de 2013

Avaliação de Língua Portuguesa 8ª série


AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA                

Texto 1:
O bicho
Vi ontem um bicho
Na imundice do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa;
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.

                                                      Manuel Bandeira. Rio, 27 de dezembro de 1947

01.  A que problema o autor se refere no texto?
a) (     ) a devastação da natureza.
b) (     ) a imundice do pátio.
c) (     ) a fome .
d) (     ) o alcoolismo

02. A intenção do autor ao usar a palavra “bicho” parece que:
a) (     ) procurou chamar a nossa atenção para animais do lixo.                 
b) (     ) a história é mesmo sobre um lixo.
c) (     ) o homem se viu reduzido a condição de animal.
d) (     ) o homem deve ser tratado como animal.

03.No texto as frases “Engolia com
voracidade” e “Na imundice do pátio” as
palavras sublinhadas podem,
respectivamente ser substituídas por:
a) Avidez; sujeira
b) Lentidão; higiene
c) Calma; limpeza
d) Delicadeza; pureza
e) Tristeza; desorganização

04. Qual a função sintática da expressão “Meu Deus”:
a) (     ) aposto                b) (     ) vocativo
   
Texto 2:















05. O texto apresenta, em uma sequência,
a) (     ) os objetos de uma casa.
b) (     ) uma lista de compras.
c) (     ) as mercadorias de uma loja.
d) (     ) as ações do cotidiano de um homem.


06.Podemos afirmar que o narrador-personagem do texto acima é:
a) (     ) uma mulher que fuma.
b) (     ) uma criança que gosta de banho .
c) (     ) um casal que trabalha fora.
d) (     ) um homem que fuma

07 A  única palavra PROPAROXÍTONA do texto é _______________________________

08.  Assinale a sequência em que todas aspalavras são PAROXITONAS:
a) (     ) paletó – relógio - camisa.
b) (     ) níqueis – espuma - fósforo.
c) (     ) espuma – documentos - água.
d) (     ) fósforo – água - paletó

09.  Complete as frases com MAS ou MAIS:
a) Fui ao zoológico ________ não vi os elefantes.
b) Ele é ________ atencioso que você.
c) É preciso que voltes _________ cedo.
d) Os animais ficaram furiosos, _________ não atacaram os visitantes.

10.  Empregue adequadamente MAU – MAL - MÁ:
a) A poluição é um grande _______ paraa saúde.
b) O ______ hábito alimentar prejudica a saúde
c) Uma _____ filha será uma _______ esposa.
d) O _______ nem sempre vence o bem.

11.  Complete com ou A:
a)      O livro chegou _____ um mês?
b)      _____dias ele está viajando?
c)      Partirei daqui ____ uma semana.
d)      Daqui ____ três dias, verei um amigo que conheço _____ vinte anos.

12. Informe se nas frases abaixo as palavras destacadas estão empregadas em sentido DENOTATIVO ou CONOTATIVO:
 a. Meu pai é um espelho para os filhos.
_______________________________

b. Quebrei o espelho do banheiro.


c. Aquele cara parece suspeito.
_______________________________

d. A garota pintou a cara.
______________________________

Texto 3:     Anedotinhas

De manhã, o pai bate na porta do quarto do filho:
— Acorda, meu filho. Acorda, que está na hora de você ir para o colégio.
Lá de dentro, estremunhando, o filho respondeu:
— Ai, eu hoje não vou ao colégio. E não vou por três razões: primeiro, porque eu estou morto de sono; segundo, porque eu detesto aquele colégio; terceiro, porque eu não agüento mais aqueles meninos.
E o pai responde lá de fora:
— Você tem que ir. E tem que ir, exatamente, por três razões: primeiro, porque você tem um dever a cumprir; segundo, porque você já tem 45 anos; terceiro, porque você é o diretor do colégio.
Anedotinhas do Pasquim. Rio de Janeiro: Codecri, 1981, p. 8.
















13. No trecho “Acorda, que está na hora de você ir para o colégio” (. 2), a palavra sublinhada estabelece relação de
(A) adição.
(B) alternância.
(C) conclusão.
(D) explicação.
(E) oposição.

Texto 4:











14. Pela resposta do Garfield, as coisas que acontecem no mundo são:
(A) assustadoras.
(B) corriqueiras.
(C) curiosas.
(D) naturais.

15 . O código de barras, presente em embalagens, tem várias finalidades de informação. Uma delas é permitir às empresas.

 

a. (    ) controlar o estoque dos produtos.
b. (   ) atrair os consumidores.
c. (   ) ocultar os preços dos produtos.
(   ) fazer propagandas dos produtos



 
 16. Leia o texto e responda
a.(   ) permanece no mesmo lugar.
b.(   ) colhe os frutas da lavoura.
c.(   ) molha a terra constantemente.
d.(   ) abandona suas terras.

 17.   A finalidade do texto  é assegurar.
 ( A) a segurança a todos os cidadãos no território nacional.
 ( B ) a permanência dos jovens ao lado de pessoas que usam entorpecentes.
 ( C ) que a criança e o adolescente sejam responsabilidade de toda a sociedade.
 ( D ) o direito da criança e do adolescente ao convívio familiar, em ambiente saudável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário