quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

O texto publicitário



Escola Dr. Jaime Monteiro                                                      Profª Márcia Oliveira

O TEXTO PUBLICITÁRIO

A publicidade faz parte do nosso dia-a-dia através de comerciais de
rádio, televisão, jornais, revistas, cartazes.
Devemos acreditar em tudo o que as propagandas dizem ?


Quem se gosta gosta de Milleto.
Milleto ajuda você a preparar pratos deliciosos, com sabor e qualidade para uma alimentação leve e saudável.
Milleto oferece o melhor do milho para pessoas que se gostam e que também gostam de dividir as coisas boas da
vida. Não é um pouquinho disto tudo que se espera de um bom marido ?

Você percebeu que a intenção do autor é conquistar e convencer o possível consumidor ? Ele pretende chamar sua atenção, despertar seu interesse e criar nele a necessidade de comprar um determinado produto.


Observe que o texto que você leu sobre os produtos Milleto traz mensagens ao leitor
através de:
a) ilustração: a fotografia de três produtos: óleo, margarina e maionese.

b) texto ( mensagem) : a mensagem do texto publicitário é dirigida a um determinado público,
dependendo do produto anunciado. Neste texto o autor repete várias vezes a palavra Milleto para que o consumidor, no caso, a dona de casa,associe o nome às informações e qualidades do produto e lembre-se de Milleto na hora de comprar.

c) slogan: frase resumida, marcante e atraente, destinada a ser rapidamente memorizada pelo
leitor: "Quem se gosta gosta de Milleto." Essa frase costuma ser repetida sempre em toda propaganda desses produtos.

d) Verbos no imperativo: o texto publicitário usa, com freqüência, os verbos no modo imperativo, para provocar idéias de compra no consumidor.
Ex.: compre, adquira, use, prefira.

e) Adjetivos: qualidades geralmente exageradas.

f) Frases curtas: para o consumidor gravar melhor e também facilitar a compreensão.

g) Ausência de negativas: só os pontos positivos são ressaltados.








Nenhum comentário:

Postar um comentário