sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Duplo Assalto



Escola Dr. Jaime Monteiro
Professora: Márcia Oliveira da Silva
Disciplina: Língua Portuguesa

DUPLO ASSALTO

Cena: uma esquina escura. Homem parado no meio da rua. Chegam dois assaltantes, vindos um de cada lado, armados e falando quase ao mesmo tempo.

Os dois (em quase uníssono): Mãos ao alto!
Homem (levantando os braços): Oh!
Assaltante 1: Um momento, colega. Eu cheguei primeiro.
Assaltante 2: O colega está equivocado.
Quem chegou primeiro fui eu.
Assaltante 1: Não é verdade. Quando eu acabei de dizer "ao alto", o senhor ainda estava em "mãos".
Assaltante 2: Absolutamente. Eu
trabalho dentro da maior ética. Jamais roubei clientes de um colega.
Assaltante 1: Eu invoco o testemunho do cliente. (Para o homem:) O senhor, que tem uma aparência de pessoa honesta. Quem lhe apontou primeiro a arma?
Homem: Os senhores me desculpem, mas eu não gosto de dar palpite no trabalho dos outros.
Assaltante 2: Colega, o cliente está sendo retido desnecessariamente.
Assaltante 1: Culpa sua. Se não fosse o colega, o cliente já teria sido atendido, despachado e já estaria a caminho de casa. (Para o homem:) Pode abaixar os braços.
Homem (abaixando os braços): Obrigado.
Assaltante 2: Então, como vamos resolver esse impasse?
Homem: Posso dar uma sugestão? Eu estou com duzentos na carteira. Cem para cada um.
Assaltante 1: Não, senhor, eu não trabalho com abatimento.
Assaltante 2: Eu também não. É tudo ou nada. Sem desconto.
Assaltante 1: Então não tem assalto.
Assaltante 2: Não tem assalto. (Para o homem:) O senhor está liberado. Boa noite.
Assaltante 1: Boa noite. (Saem cada qual para seu lado)
Homem (aliviado): É por isso que eu digo: quanto mais ladrão, melhor.


(Max Nunes. O pescoço da girafa. São Paulo, Companhia das Letras, 1997. p. 11-13
01.   O texto lido apresenta elementos essenciais da narrativa. Informe-os;
a.       Onde acontece a cena?

b.      Quem são os personagens?

c.       Qual é o fato inusitado no texto?

d.      Qual o desfecho de tão singular ocorrência?


02.   Isoladamente, fora do contexto, essa frase seria considerada verdadeira ou absurda? Explique.

03.   Há algum narrador no texto? Explique.


04.             Como o texto dramático é escrito para ser representado num palco, por atores que “encenarão os personagens, o que é necessário para que os espectadores:

a.       Entendam onde passa a cena?
b.      Entendam a história?
c.       Entendam que são os personagens?

05.               Os assaltantes empregam linguagem formal ou informal? Localize alguns textos que comprovem sua resposta.

06.               Por que razão o autor teria utilizado esse tipo de linguagem?


07.               Informe o significado dos seguintes vocábulos:
a.       Uníssono:
b.      Ética:
c.       Invocar:
d.      Retido:
e.      Impasse:

Nenhum comentário:

Postar um comentário